SAÚDE

HFAG inaugura espaço Acolher Saúde e Serviço de Medicina Regenerativa

Novas instalações objetivam apoiar pacientes e acompanhantes, oriundos de todo o território nacional
Publicada em: 25/08/2023 09:30
Imprimir
Fonte: HFAG, por Capitão Rachel Albuquerque
Edição: Agência Força Aérea

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) inaugurou, no dia 14/08, o Acolher Saúde, espaço planejado e estruturado para apoiar, com dignidade e conforto, os pacientes e seus acompanhantes vindos de todo o território nacional, que se apresentam para procedimentos cirúrgicos e para tratamentos especializados.

O hospital estreou, ainda, o Serviço de Medicina Regenerativa, que funcionará nas dependências do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no Rio de Janeiro, sob coordenação interdisciplinar das especialidades clínicas de cirurgia vascular, plástica e traumato-ortopedia.

Os eventos foram presididos pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, acompanhado da Diretora do HFAG, Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins e contaram com a presença de Oficiais-Generais e militares do efetivo.

Medicina Regenerativa

A Medicina Regenerativa representa uma área que busca restaurar a função e a saúde de tecidos e órgãos danificados, usando uma abordagem baseada na regeneração natural do corpo ou na manipulação de células, tecidos e materiais biológicos, quando combinações de várias tecnologias, como engenharia de tecidos, terapias celulares, biomateriais e moléculas bioativas, substituem ou renovam tecidos disfuncionais ou lesados.

O Diretor da DIRSA, Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, agradeceu a presença das autoridades militares e civis e destacou a relevância da interdisciplinaridade e da estruturação do Serviço como alavanca para o desenvolvimento científico na área. "O Serviço de Medicina Regenerativa, com tecnologia moderna e inovadora, retrata técnicas promissoras, com funcionalidades já estabelecidas, porém com grandes possibilidades futuras e caminhos a serem explorados dentro da interdisciplinaridade," disse.

A Brigadeiro Médica Carla, por sua vez, afirmou que o HFAG assume um compromisso com a ciência. “Dentro da nobre missão institucional de servir com eficiência, com qualidade e com sustentabilidade, o HFAG sela mais um compromisso com a vanguarda científica, por meio desta relevante conquista para o Sistema de Saúde da Aeronáutica”, destacou a Oficial-General.

Houve ainda visita às instalações do Serviço, equipado com recepção, sala de coleta, duas salas de centro cirúrgico e três leitos de recuperação pós-anestésica, idealizados para realizar a admissão, o procedimento cirúrgico e a alta do paciente.

Também estiveram presentes o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; o Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP) Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão; entre outros Oficiais-Generais, militares e profissionais da área de saúde.

Fotos: Sargento Batalha / HFAG